Vigilância Sanitária de Dionísio Cerqueira orienta sobre manejo do lixo para prevenir a Covid-19

A Vigilância Sanitária faz um alerta para orientar a população sobre os cuidados que se deve ter com o lixo residencial em locais onde há moradores suspeitos ou positivos para Covid-19, para que seja evitada a disseminação do vírus.

 

“Quando se tem pessoas com suspeita ou confirmação do coronavírus na residência ou no condomínio, o lixo residencial passa a ser classificado como infectante. Por isso, o gerenciamento dele precisa ser diferente do lixo comum”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Deniz da Rocha.

 

Entre as orientações estão: separar os resíduos gerados pela pessoa em quarentena dos demais lixo da casa. “Ele deve ser colocado em saco de lixo resistente à ruptura e à vazamento, ser impermeável, não encher até a capacidade máxima, colocando até 2/3 da capacidade. É preciso amarrar bem o saco e colocá-lo dentro de outro saco, feito de material resistente”, detalha Deniz.

 

Ele acrescenta que caso o morador seja de condomínio, o síndico deverá ser informado sobre a situação, e ele deverá informar e orientar os funcionários quanto ao que fazer para não serem contaminados pelo lixo.

 

A Vigilância Sanitária também alerta para a questão dos lixos recicláveis. “Eles não deverão ser entregues aos catadores, nem separados para entrega de coleta seletiva, pois pode oferecer risco aos recicladores”, explicam.

 

Cuidados com o descarte do lixo comum

Um outro assunto que também precisa ser alertado, é quanto o descarte irregular de lixo. A Vigilância Sanitária recebeu diversas denúncias de acúmulo de lixo de forma irregular. Recentemente, 70 lixeiras foram instaladas pelas principais vias do município, entre bairros e no Centro, para que a população tenha consciência de que seja descartado, corretamente o lixo a ser recolhido pela equipe de limpeza urbana.

 

Porém, o que se verifica, é que o descarte não vem sendo realizado corretamente. Muitas vezes, pela forma de acondicionamento do lixo, que em sua maioria não vem separado, e aí se geram problemas como a ruptura da bolsa e o espalhamento dos dejetos dentro do recipiente.

 

Em uma das diversas verificações pela equipe da Vigilância Sanitária, foi encontrado diversas sacolas plásticas com restos de comida, embalagens, tecidos e até mesmo animais mortos. Equipes da Secretaria de Obras Urbanas se mobilizaram para realizar o recolhimento e a limpeza dos locais. Porém, a falta de bom senso fez com que as pessoas repetissem os erros no descarte.

 

“Infelizmente não conseguimos localizar os autores dessas irregularidades. Muito lixo foi retirado. Reiteramos para que a população não jogue lixo nas ruas, terrenos, espaços públicos ou privados. E que caso precisem descartar algum material, que entre em contato conosco, para que possamos orientar de maneira correta. Além disso, caso alguém presencie situações de descarte irregular de lixo, que denuncie. O poder público precisa da colaboração de todos para uma cidade limpa”, ressalta a coordenadora da Vigilância.

 

__________________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700