Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação nutricional dos escolares de Dionísio Cerqueira

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS ESCOLARES DE DIONÍSIO CERQUEIRA

A Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação do Município de Dionísio Cerqueira/SC, Anelise Lunardi Sawaris realizou a avaliação antropométrica (coleta das medidas de Peso e Estatura) e Avaliação Nutricional dos escolares das Escolas Municipais do município. A avaliação dos dados se dá por meio de utilização do sistema SISVAN* (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) utilizando os indicadores Peso para Altura (P/A), Peso para Idade (P/I), Comprimento/Altura para Idade (A/I) e o Índice de Massa Corporal (IMC).

* O Ministério da Saúde adota as recomendações da Organização Mundial da Saúde para avaliação do estado nutricional de crianças: para os menores de 5 anos, a referência é da OMS 2006; para as crianças a partir de 5 anos, adota-se a referência da OMS 2007.

* A avaliação nutricional dos adolescentes é realizada com base nos parâmetros da OMS (2007).

Foi um total de 1275 escolares avaliadas, 88 faltosos, 149 não foi possível realizar a avaliação devido à falta de documentação da criança (como por exemplo o número do cartão do SUS) e 01 recusou-se a realizar as medidas. Foram realizadas reuniões com a direção das escolas para explicações do trabalho realizado e dos resultados obtidos. Os escolares que tiveram a classificação que não seja eutrófica (Normal) para os indicadores avaliados, foram orientados a procurar atendimento nutricional.

“A nutricionista explica que se pegarmos como exemplo o indicador IMC 30% dos escolares avaliados estão em risco de sobrepeso, sobrepeso, obesidade ou obesidade grave, e apenas 0,78% estão com a classificação de magreza ou magreza acentuada. Observamos que o índice de crianças acima do normal está bastante auto. O que é preocupante, uma vez que, essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo. Logo, a prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada são regras fundamentais para todas as crianças! E agradece a toda sua equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Educação em especial ao Secretário Evandro Tressoldi de Almeida Vargas pelo apoio e dedicação e também às professoras, coordenadoras e monitoras das escolas na realização desse trabalho, como também a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o NASF, pela disponibilidade do sistema SISVAN”.