CREAS realiza ação de panfletagem e adesivagem em alusão ao Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Dionísio Cerqueira realizou uma ação de panfletagem e adesivagem, em alusão ao Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, na manhã desta quarta-feira (25), para a conscientização da população sobre o tema.

 

Em decorrência da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, notou-se no mundo todo um aumento dos casos de violência doméstica causados principalmente pelo isolamento social. Ainda por conta deste período de afastamento, as ações foram planejadas de forma remota para evitar a aglomeração de pessoas.

 

Segundo dados apurados pelo CREAS, a cada 1 (uma) hora, 5 (cinco) mulheres são vítimas de algum tipo de violência em Santa Catarina. A cada 9 (nove) horas, uma mulher foi vítima de feminicídio no Brasil, entre março e agosto deste ano. Uma média de 3 (três) mortes por dia.

 

As ações tiveram início, ainda, em agosto, quando a equipe técnica do CREAS realizou ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, através da campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica” lançada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e foi feita nas redes farmacêuticas onde foram colados cartazes com o tema da campanha, pois estes locais são comumente procurados pelas mulheres depois de um evento de agressão. Essas ações tiveram o intuito de sensibilizar os comerciantes e a população em geral de que as mulheres podem usar as farmácias como local de apoio à denúncia.

 

Você sabia?

Em Dionísio Cerqueira, as mulheres vítimas de violência são atendimentos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que está localizado na Rua Saldanha da Gama, 905, no Bairro Primeiro de Maio, ao lado do Posto de Saúde do Centro.

 

Neste local, as mulheres são acolhidas e recebem atendimentos psicossocial, jurídico e psicológico. Os atendimentos também são ofertados aos membros da família, que testemunharam a violência.

 

Onde posso denunciar?

Se você sofrer qualquer tipo de violência, pode acionar a Polícia Militar, através do telefone 190, ou procurar a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar medidas protetivas de urgência. Em caso de denúncia, também pode ser ligado no Disque 180.

 

Em caso de desconhecimento ou desconforto para procurar algum desses locais, a equipe do CREAS poderá te orientar e acompanhar durante todo o procedimento necessário e posteriormente realizar todo o acompanhamento familiar pertinente ao caso.

 

_________________________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700