Palestra reforça participação de todos para desenvolvimento do turismo

Uma palestra realizada no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira na noite da última segunda-feira (22) convocou os estudantes e empresários do município a darem sua contribuição para o desenvolvimento do turismo. Roni Rodrigues de Brito, consultor do Sebrae-SC enfatizou a necessidade de conscientização das pessoas sobre seu papel no projeto do turismo integrado sustentável.

De acordo com o consultor, de nada adianta esperar tudo do poder público e do empresariado se a comunidade não se envolver e se engajar com sua parte nessa parceria. “Nós temos que ter clareza sobre nossa contribuição para que as pessoas que venham nos visitar tenham uma boa impressão e possam retornar. Por isso cada um tem papel fundamental na preservação do patrimônio público, no cuidado e destino correto do lixo, na boa educação com os turistas e de ser prestativo quando precisarem”, frisou Brito.

Dinheiro

Outra observação feita na palestra e que chamou atenção dos jovens é sobre a relevância e da amplitude que o dinheiro do turismo provoca. Para isso exemplificou com a plateia sugerindo o percurso que uma nota (dinheiro) percorre a partir do momento que entra no comércio local. Ele passa a girar entre todos os segmentos e atinte um universo gigantesco, direta ou indiretamente. “O dinheiro que o turista deixa em um restaurante, por exemplo, é levado pelo proprietário para um posto, e este leva para a padaria, que por sua vez leva até o supermercado, que paga o produtor rural, que paga as agropecuárias, que pagam os funcionários e toda a rede que o dinheiro é utilizado. Ou seja, é um dinheiro novo que passa a movimentar a economia local”, explicou o consultor.

Proposta

Brito também aproveitou para detalhar para o público o que é turismo e as potencialidades da fronteira e do extremo Oeste. “O que para nós é comum e não chama mais atenção, para muitas pessoas de fora é motivo de vir até aqui só para entrar na Argentina. O que precisamos é criar condições para que esse turista fique mais tempo aqui, que faça suas compras, mas que consuma do nosso lado. Para isso precisamos criar atrativos. É isso o que estamos trabalhando daqui até Itapiranga para oferecer uma rota para esses visitantes”, adiantou o consultor.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte Evandro Tressoldi Vargas, e a assessora pedagógica da secretaria Solange Righi acompanharam a palestra e reforçaram a preocupação do Sebrae. “O turismo depende de nós e por isso temos que nos unir para desenvolvermos o que temos aqui. Todos ganham com o turismo, desde o comércio, serviços, trabalhadores e o município como um todo. Mas para isso é preciso envolvimento da comunidade, principalmente do empresariado”, comentou o secretário.  “Gostei muito da palestra porque mostrou que precisamos nos unir. A dinâmica do dinheiro comprovou que todos são beneficiados”, disse Solange.

O encontro foi promovido por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira, Sebrae/SC e Ameosc.