Produtores rurais de Dionísio Cerqueira efetuam primeiro carregamento de nitrogênio de 2020, do Programa de Melhoramento Genético Bovino

Na última terça-feira (14), os produtores rurais de Dionísio Cerqueira estiveram presentes na prefeitura, para efetuarem o primeiro carregamento de nitrogênio, utilizado na conservação dos sêmens de bovinos, que fazem parte do Programa de Melhoramento Genético Bovino, o qual foi implantado ainda no primeiro ano da administração municipal.

Cada produtor poderá fazer a recarga de nitrogênio uma vez ao mês, pagando apenas 50% do custo, sendo a outra metade paga pelo município.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ederson Dirlei Schenkel, cerca de mais de dez mil litros de nitrogênio são entregues ao ano, no programa.

– E já entregamos aos produtores, mais de 12 mil doses de sêmen, de touros das raças Jersey e Holandesa, que são coletadas no Canadá e nos Estados Unidos, com algo grau de qualidade, melhorando a genética do rebanho leiteiro cerqueirense – afirma Ederson.

Realizado através da Secretaria Municipal de Agricultura, o programa bonifica gratuitamente os agricultores, que emitem suas notas de leite regularmente, com doses de sêmens, além do desconto na recarga de nitrogênio. Também são entregues aos produtores, luvas e bainhas, para a inseminação dos bovinos.

Ao todo, são mais de 250 produtores rurais que estão cadastrados no programa. Para quem tiver dúvidas, ou mais informações, deverá comparecer na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na prefeitura, ou então pelo 49 3644-6700.

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC