Município disponibiliza tambores para recolhimento de vidros

No último dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Vigilância Sanitária, realizou, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Obras Urbanas, a colocação de alguns tambores para a coleta de resíduos de vidros.

Ao todo, seis pontos foram escolhidos, onde há grande circulação de pessoas e que apresenta um acumulo de garrafas e outros materiais em vidro, que são descartados durante a semana e que precisam ser colocados em um recipiente separado, para facilitar o manuseio e a coleta correta destes

A ação é uma parceria à “três mãos”, uma vez que o município firmou parcerias público-privadas com duas empresas, sem custos aos cofres públicos, sendo uma da Tri-Fronteira, que cedeu os tambores de coleta, além dos adesivos de identificação, e outra de Francisco Beltrão, no Paraná, que estará fazendo a coleta destes resíduos, de forma periódica.

O objetivo é eliminar possíveis focos de dengue, em vista de que se estes resíduos não estiverem devidamente acondicionados, poderão se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor, além de dar uma destinação correta aos vidros, que até então estavam sendo recolhidos pela empresa que faz o recolhimento do lixo comum no município.

“Mesmo estando no inverno, e ainda mais com um clima mais ameno, inclusive um certo calorzinho, o ambiente fica propício para o mosquito transmissor encontrar estes vidros, que tenham água depositada e assim depositar os ovos. Precisamos reforçar os cuidados e então firmamos esta parceria com a uma empresa da área de cosméticos, daqui da Tri-Fronteira, que estaria descartando estes tambores e gentilmente nos doou, além de confeccionar adesivos para a identificação da coleta destes vidros. E uma outra empresa, de Francisco Beltrão, que também firmamos esta parceria, no sentido de que esteja fazendo o recolhimento destes resíduos e destinando ao local correto”, afirma o secretário de Saúde Deniz da Rocha.

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC