Secretaria de Educação realiza semana de mobilização a implementação da Base Nacional Comum Curricular

Nesta terça-feira (20), ocorreu o “Dia D” para discussão a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Dionísio Cerqueira, a ação começou na segunda-feira (19) e se estendeu até sexta-feira (23), sem que ocorresse interrupções das aulas nas escolas municipais. Durante toda a semana, reuniram-se professores e gestores de todas as escolas da rede de ensino municipal, durante o período da manhã e da tarde, para realização de debates e dinâmicas as quais visaram o engajamento dos profissionais no processo de concretização do currículo comum. A ideia é que a mobilização incentive os profissionais para que a nova base se torne uma realidade nas salas de aula, por isso, foi necessário que gestores e professores se reunissem, para não só compreender as propostas trazidas por este documento mas colocá-las em prática.

Este foi o primeiro momento de mobilização após a homologação da base, em dezembro de 2017, a qual apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais. O documento, que já esta em vigor, trata das diretrizes para os currículos das escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Base Nacional Comum Curricular – BNCC

É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A base estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.