Mutirão elimina pontos da dengue e limpa bairros de DC

O mutirão da limpeza que está sendo realizado em Dionísio Cerqueira vem fazendo um verdadeiro faxinam pelos bairros e eliminando os pontos de proliferação do mosquito da dengue. Só na última segunda-feira (22) o grupo envolvido no mutirão recolheu dos bairros São Silvestre, União e Agrícola 6 caminhões de lixo destinado para aterro, e mais 1 caminhão de lixo reciclável.

Mesmo assim, o volume foi menor do que o primeiro mutirão realizado mês passado no bairro Salete, de onde saíram 10 caminhões de lixo de aterro e 1 de reciclável. Esse material está sendo destinado para local apropriado evitando que acumule água e propicie a procriação do Aedes Aegypti, e de animais peçonhentos, como aranhas, ratos, baratas e cobras.

O trabalho está sendo realizado com ajuda de pelo menos 30 pessoas, entre equipe de endemia, vigilância sanitária, grupo da epidemiologia, agentes de saúde, Secretaria Municipal de Saúde. setor de Obras e Serviços Urbanos e do reciclável do CIF (Consórcio Intermunicipal da Fronteira).

Próximo mutirão

A próxima etapa do mutirão acontece neste dia 5 (junho) a partir das 8h30 e retorna aos bairros Cohab, Joana e Aeroporto, que não foram contemplados no último mutirão por conta das condições climáticas. O grupo integrante da ação só recolhe material que estiver na rua. Cada morador pode contribuir e deixar na calçada o lixo que estiver no quintal. O trabalho só não acontece se estiver chovendo, mas outra data é agendada.

De acordo com os integrantes da equipe de endemia que fazem o monitoramento da dengue na cidade, Junior Dallo, Clair Bueno, João Dapper e Valdelino dos Santos, existe um cronograma de mutirões para serem realizados para tentar eliminar os pontos de proliferação. “Nós monitoramos o perímetro urbano, principalmente onde já existe a presença do mosquito. Também existem 13 pontos estratégicos como borracharias, ferro velho, pátio de veículos apreendidos e outros que nós visitamos a cada 14 dias. Ainda temos 35 pontos com armadilhas para verificar a proliferação e contaminação desses mosquitos. Por enquanto não há confirmação de que temos mosquito contaminado, mas já são 32 focos identificados. Todo cuidado é pouco, ainda mais por estarmos na fronteira”, explicou Clair.

Por que no inverno?

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Alcir Savaris o trabalho de monitoramento e limpeza é feito o ano todo para diminuir os pontos de desova. “Por mais que a preocupação maior seja no verão por conta do aumento na proliferação do mosquito, o trabalho não pode parar nem mesmo no inverno para que se elimine os pontos de acumulo de água. Infelizmente a produção de lixo é constante, e nem todos têm a conscientização de eliminar esses recipientes que acumulam água em seu quintal ou terrenos sem uso”, explicou o secretário.

Programação

Dia 26/06/2017 o mutirão vai acontecer nos bairros COAB, Floresta e Loteamento Novo

Dia 3/07/2017 será a vez do bairro Restaurante do Floresta e bairro Três Fronteiras

Dia 17/07/2017 na rua divisor e na BR 163

Dia 24/07/2017 o mutirão acontece na região central e no bairro Primeiro de Maio. Todos das 8h30 até 11h30.