Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre crédito consignado nas contas-correntes dos beneficiários

Um alerta! O Procon de Dionísio Cerqueira está alertando aos aposentados e pensionistas do INSS, para que observem suas contas-correntes, sobre uma possível ocorrência de concessão de empréstimos consignados dos beneficiários.

Já não é de hoje que o crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sofrido diversas tentativas de golpes, e em 2020, em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, tem se agravado estas tentativas.

Os beneficiários do INSS, moradores de Dionísio Cerqueira, têm procurado o Procon, reclamando sobre estes empréstimos, que não teriam sido contratados e as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas.

Reforça-se que o governo ampliou, neste ano, de 30% para 35% o limite que se pode comprometer do benefício, com o empréstimo pessoal consignado.

Segundo a coordenadora do Procon de Dionísio Cerqueira, Sara Abigail Araújo dos Santos, relata que as principais queixas dos aposentados e pensionistas são sobre o crédito, que não teriam contratados. “Os beneficiários do INSS vieram nos informar desta prática abusiva. As instituições aproveitam os benefícios que são depositados nas contas de seus correntistas, se utilizam dos dados dos beneficiários para depositar um valor a mais na conta e fechar o empréstimo. Como estamos em dezembro, muitos podem confundir e achar que foi depositado uma parcela do 13º salário. Mas não, pois as duas parcelas já foram depositadas ainda no primeiro semestre deste ano”. E ainda reforça que “se alguém tiver algum problema ou dúvidas, é só trazer os extratos do banco, dos últimos três, quatros meses, que a gente pode buscar esclarecer”.

Orientações do Procon

O Procon de Dionísio Cerqueira orienta os aposentados e pensionistas, as seguintes práticas, para se evitar que sejam vítimas de fraudes de empréstimos não contratados:

– Confira o extrato do INSS e do banco. Faça a conferência mensalmente, pois se detectar algum desconto indevido no benefício, ou que não seja reconhecido, procure a agência bancária para entender o que ocorre;

– Tenha cuidado com seus dados pessoais. Instituições bancárias e financeiras têm ligado para oferecer crédito, apresentando as taxas e condições oferecidas;

– Nunca informe seus dados pessoais nem bancários por telefone, pois não se sabe se é uma ligação de uma empresa idônea ou se é um golpe;

– Caso precise contratar, faça as contas e verifique o impacto que o valor das parcelas causará no seu orçamento;

– Pesquise as melhores taxas;

– Não faça empréstimos para outras pessoas. E ainda, não entregue seu cartão do banco, ou do benefício, ou documentos, para pessoas estranhas ou desconhecidos. Ao ceder o dinheiro do empréstimo a outra pessoa, a dívida ficará no nome de quem o contraiu;

– Importante, não aceite a venda casada. A instituição não pode condicionar o empréstimo com a contratação de outro produto ou serviço. Essa prática é considerada abusiva, pelo Código de Defesa do Consumidor.

E havendo dúvidas ou queira relatar situações sobre empréstimos indevidos, pode procurar o Procon – Dionísio Cerqueira, que está localizado na sede do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), ou então pelo telefone 49 3644-2037.

_________________________________________________________________

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR