Secretaria Municipal de Saúde realizará evento para orientar autoridades sobre o combate à Dengue

Nesta segunda (09 de março) a administração municipal, através da Secretaria de Saúde, estará realizando um ciclo de estudos, a partir das 14h, no auditório da Prefeitura, em que representantes da Regional de Saúde estarão no município, para trazer novas orientações às autoridades e equipes, na busca de melhorar o combate as doenças do Aedes Aegypti.

O secretário de Saúde do município Deniz da Rocha, ressalta a importância de qualificar as autoridades e lideranças sobre o combate à dengue. “Neste evento, será apresentado o sistema de referência geográfica, que é uma ferramenta que auxiliará os agentes de saúde para trazer as localidades, dificuldades e características de cada região, no combate às endemias e assim definir as melhores estratégias para buscar a erradicação da doença. Primeiro estaremos realizando aqui em Dionísio, estas iniciativas, para em seguida, levar aos demais municípios do CIF, para que juntos possamos tomar medidas de proteção e combate a essas doenças”.

No que tange à cobrança da população, quanto a limpeza dos terrenos baldios e cuidados para prevenir a proliferação do mosquito transmissor, o secretário ressalta a orientação repassada aos agentes de saúde, para que possam atuar firmes, cobrando da população sobre os cuidados com lixos, depósitos, dejetos e entulhos, que possam se tornar focos da doença. “Este não é um papel exclusivo do agente de saúde. É bom lembrar e ter consciência de que a minha saúde e da minha família, começa na educação e higiene da minha casa. Ou seja, preciso manter os pátios limpos, além das calhas e outros lugares, que não permitam o acúmulo de água e assim formar um criadouro do mosquito”.

No evento, será reforçado a divulgação de que o município de Dionísio Cerqueira possui uma forma de receber pneus velhos, para que possam ser devidamente armazenados e descartados de forma segura. A população que tiver informações sobre pneus abandonados, ou para quem queira fazer o descarte correto, é só entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município, através do 3644-1113.

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC