Biblioteca Municipal é selecionada para participar do Programa Recode Biblioteca Transformadoras

A Prefeitura de Dionísio Cerqueira, através da Secretaria Municipal de Educação, recebeu uma grande notícia nesta semana. A Biblioteca Pública Municipal Irma Schreiner Maran foi selecionada para participar do Programa Recode: Bibliotecas Transformadoras, que estimula a transformação social e digital de comunidades por meio do protagonismo das bibliotecas e dos jovens. O programa busca promover o empoderamento digital, através da oferta de cursos on-line gratuitos em tecnologia, fortalecer habilidades dos profissionais, aumentar o número de frequentadores na biblioteca, promover o trabalho em rede e contribuir para a sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora Eliane Pedroso Bueno, “A Biblioteca Pública Municipal Irma Schreineir Maran foi reconhecida como uma instituição capaz de desenvolver esse projeto grandioso que visa o empoderamento digital dos adolescentes e jovens. Nossa Biblioteca precisou atingir alguns requisitos e em todos eles conseguimos excelência, pois possuímos uma sala de informática com 10 computadores conectados à internet e um espaço amplo e agradável para desenvolver o programa”, destacou.

A principal estratégia para alcançar esse objetivo está em reforçar as habilidades de profissionais da área, reconhecendo-os como protagonistas e agentes de transformação capazes de fortalecer os laços entre esses espaços e a comunidade local.

O programa está alinhado ao Plano Nacional do Livro e Leitura e tem a parceria do Movimento Bem Maior, com apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. Atendendo a 200 bibliotecas selecionadas por meio de convocatória, o programa está presente em todos os estados brasileiros, compondo uma dinâmica e diversa rede de formação continuada e compartilhamento de boas práticas.