Secretaria de Educação de Dionísio Cerqueira realiza avaliação nutricional na Creche Municipal Sonho Encantado

Durante o mês de março de 2018 foi realizada a avaliação antropométrica e nutricional na Creche Municipal Sonho Encantado.
A avaliação antropométrica foi realizada com todas as crianças da creche para coleta das medidas: comprimento/estatura, peso e coleta, além de nome completo e data de nascimento.Ela tem como função avaliar e monitorar o estado nutricional do paciente, baseado nas coletas das medições das variáveis físicas, tendo como objetivo identificar distúrbios alimentares e corrigir e corrigir a dieta do paciente.

A avaliação antropométrica possui diversas utilidade, sendo que através dela é possível se a criança está ou não acima ou abaixo do peso ideal para seu corpo, e através do percentual de gordura é possível descobrir se o paciente está propenso a doenças cardiovasculares.

Posteriormente, é realizada a avaliação nutricional a partir dos dados coletados na avaliação antropométrica. A avaliação dos dados se dá por meio de utilização do sistema SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, utilizando os indicadores de PESO para ALTURA, PESO para IDADE e o Índice de Massa Corporal (IMC).

O Ministério da Saúde adota as recomendações da Organização Mundial da Saúde para avaliação do estado nutricional de crianças: para os menores de 5 anos, a referência é da OMS 2006, para crianças acima de 5 anos, adota-se a referência da OMS 2007.

No total, foram examinadas 56 crianças,