Parceria com Chapecoense eleva expectativa de atletas em Dionísio Cerqueira
Uma parceria firmada entre a diretoria da Chapecoense e a prefeitura de Dionísio Cerqueira está entusiasmando um grande número de amantes do futebol na região da fronteira. O acordo – entre uma das equipes de maior ascensão do futebol brasileiro e o município – está oportunizando a adesão de centenas de atletas em uma escolinha de futebol. E o melhor é que os participantes não pagam pelo benefício. O único custo é somente o uniforme que fica com eles.
Além de estimular a prática esportiva, a iniciativa coloca em visibilidade o potencial dos jogadores que podem se destacar aos olhos dos especialistas e vir a ingressar na equipe de base da Chape, atual campeão estadual. O sonho de se tornar craque reúne pelo menos 400 atletas de 8 até 18 anos, que participam dos treinos toda semana no campo municipal, no campo da comunidade do Jorge Lacerda, do São Pedro Tobias e no Idamar.
Esperança
Para os atletas o gosto pelo futebol se confunde com o próprio desejo de se tornar ídolo e conseguir oferecer conforto e benefícios para a família. “Quando surgiu a escolinha me chamou atenção porque gosto muito de jogar futebol, e a gente sempre tem a esperança de realizar o sonho de jogar em uma grande equipe”, revelou João Penno, de 17 anos, quem mora na região central de Dionísio Cerqueira e joga como volante.
O pensamento, assim como o primeiro nome é confirmado também por João Paulo, de 15 anos, residente no bairro Copasa, em Barracão. “Participar da escolinha e quem sabe ser escolhido em uma peneira é o sonho de todos que estão aqui. Quem é que não quer dar um futuro melhor pra família e para a gente mesmo né? A oportunidade surgiu e vamos tentar agarrar”, comenta o garoto, ciente das dificuldades em atingir o objetivo.
Benefícios
O diretor do Departamento Municipal de Esporte Diego Poletto explica que a parceria com Chapecoense surgiu com o intuito de dar uma oportunidade aos garotos e também preparar uma boa base de jogadores para as competições. “O acordo prevê que os atletas que se destacarem poderão fazer teste sem custo na Chapecoense e quem sabe ingressar na equipe de base. Ainda vão participar da Copinha Verde e Branca, que acontece uma vez por ano em Chapecó”, explicou Poletto, observando que os atletas também conquistaram o benefício de assistirem os jogos de graça no estádio Índio Condá, da Chape.
O prefeito municipal Thyago Gnoatto Gonçalves salienta da alegria em contribuir com esta oportunidade aos atletas. “Quando surgiu a proposta de fecharmos essa parceria pensei na alegria que essa chance seria recebida pelos meninos. A grande maioria adora futebol e quer se tornar um ídolo. Então apoiar a busca desse sonho é algo que nos motiva a manter o convênio e quem sabe ampliar no futuro. Quem sabe não teremos um “Neymar da fronteira”, brinca o prefeito.
A participação dos garotos é livre nas escolinhas e o ingresso aos treinos pode ser feito a qualquer momento, havendo a necessidade de inscrição no Departamento de Esportes, localizado no ginásio municipal de Esportes Adelino Mangini.
Treinamento Chape
Constantemente a Chape realiza treinamento com os técnicos e dirigentes esportivos dos municípios parceiros. O último encontro aconteceu nos dias 12 e 13 de maio e contou com a participação dos professores e estagiários do Departamento Municipal de Esportes de Dionísio Cerqueira. O encontro denominado de “2ª Jornada de formação para treinadores de futebol ACF/Unoesc”, envolveu 80 participantes.
A capacitação contou com situações teóricas e práticas. Giovani Rigotti, coordenador geral da Escolinha da Chape e técnico do sub-15; Fábio da Cunha, coordenador das Categorias de Base e Rodrigo Casarin, técnico do sub-17, foram os palestrantes. Entre as afirmações está o compromisso em manter as portas abertas para testes em atletas revelação.