A vida é mais forte que a AIDS – 1º de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Uma terça-feira diferente, de conscientização da população, para o combate contra a Aids. Neste dia 1º de dezembro é instituído o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

 

Além das orientações repassadas à população, sobre as chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como a Aids, em que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, pelo contato sexual, os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde intensificaram a oferta de testes rápidos para a descoberta das infecções e, em caso positivo, o pronto início do tratamento.

 

Um dos objetivos é diminuir a discriminação, em vista que o preconceito e a ignorância são umas das principais barreiras para o controle da infecção.

 

Para o secretário de Saúde, Deniz da Rocha, “a prevenção é um desafio que temos de enfrentar para que as novas gerações sejam menos atingidas pela doença. Para alcançarmos esse objetivo se faz necessário a parcerias com outros setores governamentais, como a Educação, Cultura e outros segmentos da sociedade. E o problema da discriminação é grave, pois afasta as populações mais vulneráveis, dos serviços de prevenção e cuidados”.

 

Todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem os testes rápidos para a descoberta, ou não, da infecção, bem como todas as informações necessárias para a orientação do cidadão.

 

O tempo de espera para o resultado é de 15 a 30 minutos. Em caso positivo, o paciente recebe tratamento e aconselhamento por meio de uma equipe formada por médico, enfermeiros, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Todo o acompanhamento e tratamento são gratuitos.

 

Mais informações, através da Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 49 3644-1113.

 

_________________________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700