Secretaria Municipal de Saúde inicia pré conferências de saúde

Na sexta-feira, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde deu início as Pré Conferências Municipais de Saúde em Dionísio Cerqueira. Iniciando no Distrito Idamar, as Conferências de Saúde contam com a participação de profissionais da saúde, representantes governamentais e comunidade e funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. Esses encontros estimulam a participação da sociedade e possuem grande relevância para o fortalecimento no processo de gestão do SUS e na formulação de novas políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população, visto que as conferências são realizadas nos bairros e distritos do município e são abertas a toda população.    “Precisamos adotar políticas públicas que vão de encontro com os interesses da nossa população”, ressaltou o prefeito Thyago Gnoatto explicando que “a finalidade das conferências é ouvir a nossa comunidade e a razão de ser do poder público é justamente para auxiliar as pessoas que mais precisam. Para que possamos auxiliar as pessoas, precisamos saber quais suas necessidades e a forma de fazermos isso é sentando frente a frente, ouvindo e discutindo quais são as prioridades da nossa população.”   Neste ano, o tema central da conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, com os seguintes eixos temáticos: I) Saúde como direito; II) Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); III) Financiamento adequado e suficiente para o SUS.   As pré conferências são um espaço democrático utilizado para o cidadão manifestar sua opinião e propor ideias que possam melhorar a política pública de saúde em nível municipal, estadual e federal.    A vice-prefeita Bianca Maran Bertamoni ainda ressaltou a importância da presença das comunidades nas pré conferências, “esta é uma oportunidade única para discutirmos a saúde e analisarmos o quanto avançamos nestes dois anos e 3 meses de mandato.”   As pré conferências acontecem nas seguintes datas e locais:    07/03 | São Pedro Tobias | Salão dos Idosos | 14:00 08/03 | Distrito de Idamar | Salão Católico | 14:00 12/03 | Bairro Três Fronteiras | Centro de Eventos | 13:30 13/03 | Bairro União | ASMUC | 08:30 22/03 | Centro Centro dos Idosos | 13:30 27/03 | Distrito de Jorge Lacerda | Salão da Comunidade | 08:00 08/04 | Pré conferência com os Funcionários da Saúde |  Auditório da Prefeitura | 08:00   Após a realização das pré conferências, todas as propostas serão levantadas e debatidas na Conferência Municipal de Saúde, juntamente com os representantes escolhidos de cada bairro e/ou distritos do município. A Conferência Final acontece dia 9 de abril, no auditório da Prefeitura Municipal, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.   A Secretaria de Saúde informa ainda que, dia 8 de abril todos os departamentos de saúde estarão fechados no período matutino devido a pré conferência dos profissionais e que dia 9 de abril os ESF Idamar, São Pedro Tobias e Lacerda estarão fechados no período da manhã e a Secretaria de Saúde estará fechada durante todo o dia.