Secretaria de Saúde ZERA fila de espera para cirurgia de catarata

Na manhã de 11 de abril, 35 pacientes foram encaminhados para Iporã do Oeste para realização da cirurgia de catarata, as quais foram realizadas através de liberação das APACs perante o Estado. 

Em dezembro de 2017, muitos pacientes realizaram a cirurgia de apenas um olho e agora, neste novo mutirão, estão retornando para fazer a cirurgia do segundo olho. A catarata é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco, resultado na perda de visão da pessoa, por isso é tão necessária a cirurgia. Com este mutirão a fila de cataratas do município de Dionísio Cerqueira está zerada e todos os pacientes estarão com ambos os olhos operados e curados da doença.

A meta da Secretaria da Saúde, dentro da área de oftalmologia, é conseguir ainda neste semestre, a liberação para as cirurgias de pterígio. O pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos, normalmente próximo ao nariz, e partem em direção a córnea e que pelo dificultar o paciente a enxerga, leva o paciente a confundir com catarata.

Neste mês, a Secretária de Saúde ainda conseguiu a liberação de 115 ressonância, 80 mamografias e 50 dopplers que serão agendados e realizados entre abril e maio na cidade de Chapecó.