1º Curso de Doma Racional de Equídeos foi realizado pela Secretaria da Agricultura de Dionísio Cerqueira em parceria com o SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais
Nos dias 27 de novembro a 1º de dezembro ocorreu o 1º Curso de Doma Racional em Dionísio Cerqueira o qual teve participação Secretaria da Agricultura de Dionísio Cerqueira e Prefeitura Municipal através do médico veterinário, Jackson Piasecki. do SENAR, através do Instrutor João Batista Brassanini, do Sindicato dos Produtores Rurais, através do Sr. Gláucio Wolts.
A doma racional também conhecida como doma doce, gentil ou natural e está regulamentada pela Lei 9.605/98, sendo esta uma técnica de adestramento de equino, que teve sua origem na Europa e tem como base condicionar os animais sem qualquer violência, a qual é baseada na etologia, que é o estudo do comportamento do animal.
Obter a confiança do animal assim, desde que ele não tenha sido ”domado” pelo sistema antigo que, erradamente, parte da premissa de que o animal tem que ”sentir o domínio do homem”, sendo castigado e intimidado. Um bom animal só se consegue com a Doma Racional. Essa técnica não é nova e está ao alcance de todos. O SENAR-SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), formando alunos, aptos a amansar o animal corretamente e transmitir esses conhecimentos para outras pessoas. Eles estão ”formando” bons animais para montaria, tração ou lida a campo e, ao mesmo tempo, evitando acidentes, comuns na doma tradicional. Paciência, técnica, sequência repetitiva de exercícios e comandos. Doma Racional quer dizer amansar o cavalo (égua, burro ou mula) usando a razão e a inteligência. Dominar o animal conquistando a confiança e não causando medo. Além da doma correta, que tem pelo menos seis fases, o curso, que foi realizado nas propriedades do Sr. Alcevelter Mosena, contém aulas sobre: freios de boca, corte de crina, controle preventivo de doenças e um manejo voltado para o bem-estar e a sanidade.
Para o Veterinário Jackson Piasecki da Prefeitura, a doma tradicional, violenta e sujeita a acidentes, tende a desaparecer, dando lugar à Doma Racional e é uma questão de tempo e conscientização.
Além de segura, a Doma Racional é eficaz porque em apenas 10 dias torna manso um animal completamente chucro. Com três a quatro meses mais ou menos deixa o animal apto ao trabalho de rédeas ou outra finalidade. A seguir é só ”completar” o animal para a finalidade desejada: cavalgada e passeio, tração ou lida com o gado.
”A doma racional é um processo de domesticação que se desenvolve através do entendimento e da colaboração entre o domador e o cavalo, baseando-se na confiança e respeito”. Segundo o técnico do senar Sr. João Batista Brassanini, o animal domado através da Doma Racional, é mais tranquilo e obedece mais aos comandos. Os que sofrem castigo durante a doma (método antigo) geralmente tem algum tipo ou mais de vício. (Da cartilha que o SENAR distribui aos alunos do curso de doma).
Pontos mais importantes para se fazer a doma racional:
– Dominar o cavalo, conquistando a confiança e não causando medo,
– Das as ordens com voz clara e firme e não deixar o animal fazer diferente do que foi ordenado,
– Antecipar-se nos comandos,
– Utilizar a voz, pernas e gestos e deslocamento do corpo,
– compreender que um cavalo será sempre diferente de outro,
– Fazer um agrado sempre que o cavalo fizer certo, isto é, obedecer os comandos,
– Quando o animal cometer alguma falta, deve ser advertido (em último caso castigado), porém no mesmo instante; não adianta deixar para depois.
– O domador deve ter paciência e repetir bastante todos os comandos,
Vantagens da Doma Racional
– Menos riscos de acidente para o homem e para o animal,
– Os animais serão muito mais confiáveis e calmos,
– Pode ser feita por qualquer pessoa que saiba andar a cavalo,
– Oferece um relacionamento mais ”humanizado” entre o homem e o cavalo,
– Dois anos e meio é a melhor idade para a doma, pois o animal já está com o desenvolvimento completo. Os ossos (esqueleto) já estão bem formados e poderão aguentar o peso do domador, no caso da doma montada.
– Na doma racional é proibido: usar laço para pegar o cavalo, palanquear o cavalo, fazer a ”quebra de queixo” do cavalo.
Após ao grande sucesso do curso, já foi agendado para 2018 curso de rédeas e casque amento de bovino e equinos!
Matéria por Jackson Piasecki