Campanha do TRACOMA é iniciada nas escolas municipais

O Município de Dionísio Cerqueira através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Regional de Saúde, Agência de Desenvolvimento Regional e Secretaria Municipal de Educação estão realizando a CAMPANHA DO TRACOMA.   Muitas pessoas apresentam problemas de visão por terem contraído doenças como o TRACOMA, que provoca uma espécie de conjuntivite crônica e ainda é uma importante causa de cegueira no Brasil.

Por isso, o Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria Estadual de Santa Catarina vem desenvolvendo um trabalho de eliminação do Tracoma.   A estratégia está baseada na realização de um exame ocular,  nas crianças das Escolas Estaduais e Municipais de 5 á 14 anos.

O exame consiste em fazer a inversão palpebral para observar se a criança possui ou não o tracoma. Caso haja algum caso de tracoma, o tratamento será feito nas Unidades Básicas de saúde de Dionísio Cerqueira

As atividades foram feitas na manhã desta quinta-feira (21), nas Escolas Municipais Castro Alves e Pingo de Gente e irão se estender até a primeira quinzena de Outubro. Amanhã, 22 de setembro, os exames serão feito nas escolas Luiz Savoldi, Irineu Bornhausen, Três Porquinhos, São Silvestre e Jacob Maran.

É sempre bom relembrar saneamento básico, acesso a água potável e destino adequado do lixo, são medidas muito importantes para evitar o tracoma.