Pais e mães levam seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação no Dia “D

No dia 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia “D”, através da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A campanha, que iniciou dia 11 de setembro, ofereceu 16 tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de diferentes faixas etárias, através dos postos de saúde da rede pública municipal.

Durante o Dia “D”, último dia da campanha, os postos do Centro, União e Três Fronteiras mantiveram-se abertos das 8hrs até as 17hrs, sem pausa para ao meio-dia, para atender todas as famílias que precisassem. “O objetivo da campanha foi resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação”, dessa maneira os profissionais de saúde conseguiram avaliar a caderneta de vacinação para verificar se havia alguma vacina que não havia sido administrada ou se haviam doses que necessitavam serem aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

As vacinas oferecidas na campanha de multivacinação oferecem proteção contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, febre amarela e contra o HPV. Para quem conseguiu colocar as vacinas em dia e não quer se esquecer das próximas, a Secretaria de Saúde lembra que há um aplicativo do Ministério da Saúde “Vacinação em Dia”, onde pode-se cadastrar todas as vacinas recebidas, e usar a função “lembrete” para não se esquecer as próximas doses.