Cuidados redobrados: Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira reforça alerta contra coronavírus
O aumento do número de casos confirmados de COVID-19 nas últimas semanas, bem como nos últimos dias em Dionísio Cerqueira, fez com que a Secretaria Municipal de Saúde reforçasse o alerta para os cuidados da população, que passam pelo uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.
Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o aumento no número de casos ativos, ou seja, de pacientes que ainda podem transmitir o vírus, está sendo de, pelo menos, 52% na última semana e, segundo os boletins epidemiológicos apresentados, o número vem aumentando consideravelmente todos os dias.
“Nosso alerta é para que as pessoas mantenham os mesmos cuidados do início da pandemia e se conscientizem de que o vírus é perigoso e que ainda não há cura. Não há motivos para relaxar, muito pelo contrário, os números mostram um aumento constante e nosso alerta deve ser intensificado”, enfatizou o secretário de Saúde, Deniz da Rocha.
Além disso, a preocupação se acentua quando o assunto é internação hospitalar. Conforme levantamento apontado pela secretaria, e confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde, as vagas de UTIs e leitos disponíveis para a COVID-19 estão se esgotando no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que atua como referência para o município cerqueirense. Além disso, há a escassez no mercado de alguns medicamentos importantes para o tratamento dos pacientes que se encontram na terapia intensiva.
Segundo Deniz, “o cidadão deve se preocupar e manter todos os cuidados necessários para se evitar a proliferação do vírus. Todos! Principalmente evitar visitas e confraternizações que ainda continuam. Aqui no município conseguimos prestar o atendimento inicial e aplicar o tratamento disponível. Mas, se por ventura, o paciente apresentar um quadro de insuficiência respiratória e necessitar de uma UTI? Pode ser que não tenha mais disponível em São Miguel do Oeste. E aí, o que faremos”?
Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma e pessoas acima de 60 anos são os mais propensos a ter complicações com a Covid-19. Esses grupos, de acordo com a Secretaria de Saúde, devem manter o isolamento social e redobrar os cuidados, principalmente o grupo acima de 60 anos, em que já possui uma morte registrada no município.
“Reforçamos a recomendação para que as pessoas dos grupos de risco permaneçam em suas casas e mantenham os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus. Mais uma vez precisamos da colaboração de todos para vencermos essa batalha”, destacou o secretário, acrescentando que “se os números continuarem crescendo e não houver estabilização, serão estudadas medidas mais restritivas”.
__________________________________________________
Assessoria de Comunicação
Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR
Município de Dionísio Cerqueira/SC
www.dionisiocerqueira.sc.gov.br
comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br
Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700