Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira faz alerta quanto a proximidade do Coronavirus na região

É o assunto dominante das rodas de conversas. O coronavirus, que vem se alastrando pelo mundo, após sua descoberta na China. Recentemente, um caso em Concórdia, outro em Foz do Iguaçu, e dois em Chapecó, despertaram a atenção das autoridades da região, que estão orientando e alertando a população, sobre maneiras de se evitar o contágio.

O secretário de Saúde do município, Deniz da Rocha, entende que “mesmo não tendo confirmações de casos aqui na região, se tratando apenas de estudos de pacientes que apresentaram alguns sintomas da doença, precisamos estar atentos, pois além de estarmos perto destas cidades, somos moradores de uma área de fronteira, em que muitas pessoas passam por aqui, oriunda de diversos lugares, e não temos um controle de saber ‘donde’ elas estão vindo e com quem tiveram contato”.

Ainda, Deniz alerta para os cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus.

– Precisamos cobrir a boca e nariz, ao tossir ou espirrar, além de utilizar lenço descartável para a higiene nasal, evitando aquele tradicional lenço de pano. Evite também tocar nos olhos, nariz e boca de outras pessoas, bem como não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, escovas de dente, pratos, garfos e bebidas. Manter sempre o seu ambiente limpo e mantenha-o ventilado. Se possível, lavar as mãos por pelo menos 20 segundos, com água e sabão, ou usar um álcool, ou produto que seja feito da sua base, para passar nas mãos. Em caso de contaminação, o paciente deverá procurar imediatamente o seu posto de saúde, ou o Hospital Municipal, para que possam ser tomadas as devidas providências.

Conforme o Ministério da Saúde, que publicou em sua página eletrônica (www.saúde.gov.br), o coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecida para o coronavírus.

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC