Número de crianças nascidas por mês no Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira triplica desde setembro

O Centro Obstétrico do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira foi reativado em setembro de 2017, após passar por reformas por meio do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), aquisição de equipamentos e contar com a nova gestão realizada pelo Instituto Santé. Desde então, o local já recebeu mais de 246 gestantes que deram à luz a 128 meninas e 118 meninos. O número de bebês nascidos por mês no Hospital, triplicou se comparado aos primeiros meses.

Em setembro, primeiro mês de administração do Instituto Santé, foram 11 nascimentos. Em junho de 2018, o número saltou para 37 partos realizados. Nos nove meses da nova gestão, foram 97 partos e 149 cesáreas realizadas pela equipe que conta com médico e enfermeiro obstetra, pediatra, anestesiologista e enfermeiros especializados. “Tudo é pensado no bem-estar da gestante e do bebê”, afirma a diretora geral do Hospital, Juliana Debona.

Do total de 246 bebês, 149 são de Dionísio Cerqueira, 71 de Barracão e 22 de Bom Jesus do Sul e 4 de outras cidades vizinhas e da Argentina. A média de idade das mães é de 25 anos.

Além de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Municipal também é conveniado pela Unimed, Agemed e SC Saúde. Partos particulares também podem ser agendados. “Temos aqui em Dionísio Cerqueira a estrutura necessária para o nascimento dos bebês. Além dos quartos preparados para acolher a mãe e seu filho que irão receber visitas de familiares e amigos, temos equipamentos e profissionais para os primeiros atendimentos aos recém-nascidos”, explica a diretora.

Parto Humanizado

O Centro Obstétrico funciona 24 horas e possui salas exclusivas para receber a gestante durante o trabalho de parto. A diretora Juliana explica que são desenvolvidas ações que contribuem para o parto normal como banho relaxante, massagens e exercícios na bola que ajudam a relaxar a musculatura da futura mamãe. Além do direito a um acompanhante durante o parto, a mãe também fica com o recém-nascido durante a recuperação para iniciar o incentivo ao aleitamento materno o mais breve possível.