Secretaria de Saúde promove Dia D contra a Dengue

Na manhã da última sexta-feira, 10 de novembro, ao lado do Banco do Brasil, a Secretaria de Saúde, em parceria com a ADR, Rotary, Endemias, NASF, CRAS, CREAS, Atenção Básica, Departamento de Mulheres, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, promoveu uma campanha para combater a Dengue.

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegyoti. Ela é uma doença potencialmente grave porque pode evoluir para uma dengue hemorrágica, o que eleva o risco de morde. Ela possui diversos sintomas que surgem entre três e 15 dias após a picada do mosquito infectado, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, extremo cansaço, moleza e dor no corpo. Por estes motivos que a melhor forma de combater o mal da dengue é atuando de forma preventiva, impedindo com que este mosquito se reproduza.

Além da vacina, que é um método de prevenção,  melhor forma ainda é ter os cuidados básicos para que o mosquito não se reproduza. O mosquito coloca os seus ovos em água limpa, mas não necessariamente água potável. Por isso, temos que evitar os locais que geram acúmulo de água como pneus velhos, garrafas, vasos de plantas, poças de água, vasilhas do seu animal de estimação e também evitar que o lixo seja despejado em locais impróprios.

Na ocasião, toda a equipe realizadora da campanha estava presente para orientar as pessoas sobre como se prevenir, e também entregando repelentes contra os mosquitos. Ainda, foram realizados vários serviços para a população como: verificação de pressão arterial, teste de glicemia, realização do cartão SUS, índice de massa corpórea e orientações odontológicas.
 
A campanha aconteceu na sexta-feira mas lembramos que o combate e prevenção a dengue são diários e que temos que auxiliar o nosso município para garantir que casos positivos não aconteçam.