Administração implanta programa municipal para fortalecer a bovinocultura leiteira

Seguindo uma das propostas do plano de governo, a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente implantam o Programa Municipal de Melhoramento Genético de Bovinos, sob a Lei 4555/2017, aprovada em maio pela Câmara de Vereadores. O Prefeito Thyago Gnoatto Gonçalves destaca que o programa visa apoiar e fortalecer o desenvolvimento da produção leiteira do município através da melhoraria genética do rebanho, fortalecendo assim o agricultor através do incremento da renda, incentivando a atividade e a permanência do produtor no meio rural, bem como incrementar a movimentação econômica do município.

O Secretário de Agricultura Claudiomiro Pavan aponta que o Programa de Melhoramento é um modo de bonificação, uma contrapartida do município, para o produtor que tira mensalmente nota fiscal da produção leiteira da propriedade. O produtor pode realizar a troca de até 3 meses de notas fiscais acumuladas. Não há diferença entre maior ou menor produtor, basta apresentar as notas para fazer a troca da nota pelo material genético para inseminação.

Os produtores devem estar atentos as regras para participar do programa que são: ter bloco de produtor rural ativo e atualizado, não ter dívida fiscal com o município, apresentar contra nota do que estiver no seu bloco. A solicitação da bonificação só pode ser feita pelo produtor ou por pessoa com autorização expressa registrada em cartório, sempre com apresentação do bloco de produtor rural.

Para o resgate do bônus, Pavan orientou que o produtor deverá fazer a comprovação da produção de leite por meio da respectiva contra nota, que o habilitará ao recebimento do sêmen para o seu rebanho, elegendo o material do touro que lhe convier. São cinco padrões genéticos disponíveis para troca, os materiais genéticos de cada touro são classificados e ranqueados, divididos por preço e qualidade zootécnica pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura. Sendo o material genético do touro em 1º lugar exigido comprovação de sete mil litros de leite por dose. O 2º é necessário comprovar seis mil litros por dose. O 3º é necessário comprovar cinco mil litros de leite por dose. O 4º são necessários quatro mil litros de leite por dose. E, para o 5º material genético comprovação com nota e contra nota de três mil litros de leite por dose.

O município irá fornecer as luvas e bainhas a serem utilizadas na inseminação conforme o consumo apresentado através de relatório mensal de cada produtor, sendo que tais materiais deverão ser usados, única e exclusivamente, para inseminação, vedado o uso para outros procedimentos.

O produtor paga apenas metade do nitrogênio necessário para seu botijão, a outra metade é por conta do município. O boleto deve ser recolhido junto ao Setor de Tributação e Fiscalização do Município, sendo que o boleto será gerado com base na somatória de 3 carregamentos. Após o terceiro carregamento o produtor deverá retirar o boleto junto ao setor de tributação e fiscalização, e terá o prazo máximo de trinta dias para quitação.

O programa de melhoramento será um grande passo para o fortalecimento da economia do município. Dionísio Cerqueira produz atualmente cerca de 50 milhões de litros de leite por ano, nossa intenção é aumentar esse número e assim incrementar o movimento econômico do município como um todo. Todos os produtores que emitem nota de produtor rural mensalmente podem solicitar seu subsídio fazendo o cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Atualmente estamos atendendo mais de cinquenta botijões de material genético, anteriormente não ultrapassava quinze recipientes. Outro ponto fundamental é a qualidade do material genético distribuído, que resultará em um alto melhoramento no rebanho do município, destacou Pavan.