Palestra detalha potencial genético disponível aos produtores de leite de Dionísio Cerqueira

Uma nova proposta de incentivo a cadeia produtiva de leite em Dionísio Cerqueira promete derrubar por terra a imagem de que o material genético fornecido com subsídio público é de baixa qualidade. É isso o que esteve explicando o gerente de genética importada na Semex – uma das maiores empresas no segmento de genética animal – Luis Felipe de Mello, na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da prefeitura.

Mello detalhou aos produtores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente porque o material que será disponibilizado oferece qualidade e boa garantia de animais com alto poder produtivo. “Os touros que estão à disposição estão entre os melhores disponíveis no mercado brasileiro e por serem importados tiveram que passar por avaliações e provas que normalmente os touros nacionais não são submetidos. Provas como o da Interbull, órgão ligado a criadores europeus e americanos que tem reconhecimento internacional, além de testes genômicos, que oferecem ótimas certificações para gerar progênitos que certamente vão melhorar o plantel existente no município”, afirmou Mello.

O palestrante também relatou aos participantes como é o trabalho desenvolvido pela empresa para obter o melhoramento genético e deu dicas e orientações para identificar os melhores animais e de como elevar a produtividade na fazenda. Também respondeu questionamentos dos produtores.

Incentivo

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Claudiomiro Pavan ressaltou a preocupação em fornecer sêmem que realmente eleve o padrão genético do rebanho local. “Nós priorizamos uma licitação que pudesse atrair produto de alta qualidade e que tenha embasamento genético certificada, seguindo o que a própria Epagri recomenda. Chega dessa história de comprar por menor preço, com qualidade questionável. Tem que ter concorrência, mas produto que tenha mais reconhecimento e comprovação de qualidade”, afirmou Pavan.

O secretário também adiantou sobre  Projeto de Lei que tramita na Câmara que prevê um novo método de incentivo aos produtores disponibilizando doses de sêmem gratuito, desde que apresentem notas de venda do seu leite. Como o produtor terá opção de escolher entre 6 touros (4 holandês e 2 Jersey) – e cada um tem um custo diferente – o benefício será concedido entre 3 mil e 7 mil litros declarados. “A escolha fica com o produtor. Se quer uma dose do touro mais caro terá que acumular mais leite. Se quer do menor, a cada 3 mil litros já tem direito. Mesmo assim, são todos touros qualificados pela empresa”, ressaltou Pavan, que acredita em votação do projeto na próxima semana e liberação do programa em poucos dias.

BOX

O que é a Interbull

Interbull é um “Sistema Internacional de Avaliação de Touros”, sediado na Suécia, com 34 países membros. O objetivo é o desenvolvimento e padronização das avaliações genéticas internacionais dos bovinos, incluindo 6 raças (Holandês, Ayrshire, Pardo Suíço, Guernsey, Jersey e Simental) e 6 grupos de características (produção de leite, saúde do úbere, conformação, longevidade, facilidade de parto e características de fertilidade das fêmeas).

A metodologia utilizada é o “MACE” (Avaliação Múltipla entre Países), apresentando duas vantagens em relação a outros métodos: utiliza todas as relações conhecidas entre os animais e considera a possibilidade de ocorrência de interação genótipo x ambiente nos diferentes países.

Dessa forma, em países com condições climáticas e sistemas de produção semelhantes seria possível utilizar touros provenientes de diferentes países aumentando assim a intensidade de seleção e o progresso genético.