Novos profissionais e agendamento de consultas humaniza atendimento na saúde de Dionísio Cerqueira
A contratação de profissionais na área de pediatria, obstetrícia e clínico-geral, e a implantação do sistema de agendamento de consultas está oportunizando bons resultados para elevar a qualidade do atendimento público de saúde em Dionísio Cerqueira. As novas iniciativas estão oferecendo a condição de garantir o melhor acompanhamento, principalmente da saúde das gestantes, das crianças, e consequentemente evitar possíveis problemas. E tudo isso facilitado ainda pela aproximação dos profissionais junto à comunidade, evitando filas e demora no atendimento.
Com o novo modelo as famílias de Dionísio Cerqueira podem fazer o agendamento das consultas direto com os enfermeiros que atuam nas Estratégias da Saúde da Família (ESF), e estes distribuem o atendimento para os postos do centro, do bairro Três Fronteiras e bairro União. Outra vantagem é o acompanhamento do profissional sobre o quadro do paciente, facilitando melhores procedimentos.
Depoimentos
Essa realidade é confirmada pela própria população, como é o caso do pai do pequeno Lucca Martinazzo, o professor Domingos Rodrigues Weiss, do bairro União. Ele enaltece a atenção dos profissionais da saúde e lembra do quanto era difícil quando não havia pediatra.
“Antes de ter pediatra no município a dificuldade era muita grande, porque ou levava no médico particular ou tinha que ir para fora. Agora ficou bom demais porque além de ter pediatra aqui a gente fica até impressionado com a preocupação dos médicos com a criança. Isso é bom demais e tranquiliza”, relata entusiasmando Weiss, que levou Lucca nesta semana para a consulta com a pediatra Jôse Gonsalves de Souza Savi.
Tranquilidade essa também confirmada pela gestante Andreia Aparecida Fernandes, do bairro Três Fronteira, que esteve nesta semana com a obstetra e ginecologista Daniele Sampaio, no posto de saúde do bairro. Grávida de 9 meses de Barbara Valentina, e também mãe de Graciela (16) e Bianca Letícia (14), Andréia comparou o atendimento ofertado aqui com o usado por ela onde morava. “Aqui é tudo muito bom e as pessoas que converso dizem a mesma coisa, e isso dá confiança na gente. Muito diferente de São Paulo, onde morava, que era bem mais difícil conseguir médico”, salientou Andreia que teve o parto neste domingo (5), e com a própria Dr. Daniele. “Como sei tudo sobre a mãe e o bebê tenho um controle maior lá no hospital e dessa forma consigo evitar algum problema que possa ocorrer. Além do mais, já temos uma aproximação que deixa a gestante mais tranquila e relaxada para o parto”, reforçou a Dra.Danieli, relatando que está tudo bem com a mãe e o bebê.
Para se te ser uma ideia do benefício para a comunidade, foram feitos mais de 300 atendimentos desde o início da atuação destes profissionais (cerca de 40 dias) nos postos de saúde e no hospital.
Investimentos
O secretário municipal de Saúde Alcir Savaris comenta que a contratação dos profissionais era uma prioridade para a administração, e que mais investimentos estão sendo feitos. “Esse novo modelo implantado aproxima os médicos dos pacientes e de forma organizada. Eles foram contratados para cumprir 40 horas semanais distribuídos pelos postos de saúde do Centro, Três Fronteiras e União, e ainda mais 15 dias de sobreaviso, em caso de urgência e emergência no hospital. É uma estratégia que está dando certo, e que tende a ficar ainda melhor quando o hospital estiver 100% funcionando. Em pouco tempo o centro cirúrgico estará concluído no hospital podendo proceder atendimentos mais complexos que hoje são feitos nos municípios da região e nas regionais de São Miguel do Oeste e até Chapecó”, adiantou o secretário.
O prefeito municipal Thyago Gnoatto Gonçalves reforça que as melhorias em saúde sempre foram uma grande preocupação e que todos os investimentos possíveis serão feitos para facilitar o atendimento à comunidade. “Estamos diariamente discutindo e buscando formas de ofertar um atendimento público em saúde de alto nível, e por isso dentro das nossas condições estamos fazendo as melhorias, e mantendo contato frequente com nossos deputados e o próprio governo do Estado para que nos ajude. O fato do país estar passando por um período de crise profunda limita as conquistas, mas estamos empenhados para que a soma de esforços da nossa administração resulte em benefícios para a comunidade cerqueirense”, observa Thyago.