Prefeitura de Dionísio Cerqueira realiza 1º Workshop do Leite

Palestras abordaram a produção animal, registro de animais, alimentação, qualidade no leite, e a importância da Nota Fiscal do Produtor Rural

Assessoria

Os produtores de leite, técnicos e profissionais da área de Dionísio Cerqueira tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através do 1º Workshop do Leite, com foco na pecuária moderna. O evento foi realizado no último dia 20 de abril, no auditório Paulo Freire, na prefeitura.

A iniciativa foi da administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e contou com a participação do prefeito Thyago Gnoatto Gonçalves; da vice-prefeita Bianca Maran Bertamoni; e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Claudiomiro Pavan.

As palestras foram ministradas pelos médico-veterinários Flávio Junqueira e Enedi Zanchet; pelo diretor do Movimento Econômico da AMEOSC Ilceo Bariviera, e o zootecnista Renato Palma Nogueira. Foram abordados assuntos ligados a produção animal, registro de animais, alimentação, qualidade no leite, e a importância da Nota Fiscal do Produtor Rural.

Relevância econômica

De acordo com o prefeito Thyago o encontro foi realizado com o intuito de estimular, aprimorar, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do produtor rural e do município. “É possível aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar a qualidade do leite que sai das propriedades. Por isso estamos oportunizando encontros como este para que os produtores e todos os envolvidos com a produção ampliem seus conhecimentos e possam obter maior renda na sua propriedade”, afirmou o prefeito, salientando a importância da emissão da nota do produtor. Estima-se que hoje menos da metade da produção é destinada com nota fiscal.

O secretário Municipal de Agricultura reiterou que o “objetivo principal do workshop é capacitar os produtores do município para melhorar o manejo do rebanho leiteiro, para atingir melhores níveis de produção e ressaltar a importância da emissão da nota fiscal do produtor, consequentemente, melhorar a geração de renda nas propriedades rurais”, disse Pavan.