Secretaria de Educação destaca ações para o início do ano letivo
A Secretaria Municipal de Educação vem, desde o início do ano, agindo com foco nas atividades necessárias para o início do ano letivo. Os profissionais têm trabalhado nas áreas essenciais para o andamento das funções da secretaria. As primeiras ações, segundo o Secretário Evandro Vargas, foram voltadas para a área técnica e funcional da secretaria. Foi necessária a reconfiguração do sistema de informática de gestão e documentação escolar, pois estava corrompido, impossibilitando a realização dos trabalhos.
Nas escolas, o trabalho dos profissionais, tem sido o levantamento de informações sobre a estrutura, patrimônio, trabalhos de manutenção, levantamento dos materiais necessários para início do ano e demais ações de organização escolar.
Quanto ao transporte escolar, Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, definiu equipe para a aferição das linhas do transporte escolar. Os ônibus de transporte escolar passaram por vistoria, os serviços necessários de manutenção e reparos mecânicos serão feitos. A formação dos motoristas também recebeu atenção especial, a secretaria tem definido curso de atualização e normas, para que os profissionais possam, cada vez mais, desempenhar o trabalho da melhor forma.
O secretário Evandro Vargas, destacou que a secretaria vem realizando reuniões frequentes com os diretores das escolas. Sob a responsabilidade da Diretora de Ensino Rosane Andrade, os profissionais estão sendo orientados quanto aos objetivos do trabalho, metas que a administração municipal tem para a área da Educação, assim, mantendo o alinhamento do trabalho. Também afirmou que o grande objetivo do trabalho é com a excelência na educação, o bom preparo e formação do aluno, respeito e valorização de todos os envolvidos no processo de ensino.
Visando atingir esta meta, a secretaria está buscando novos cursos para os educadores municipais. “Nossa visão é que a formação deve ser abrangente e diversificada, sem vínculos ideológicos, seja político-partidário, crença ou de qualquer natureza. A educação é propriamente multidisciplinar, multi saber, e é assim que deve ser aplicada”. O primeiro curso já está definido, para fevereiro, com o Professor Doutor Élsio Corá, coordenador da equipe de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. O qual irá orientar e apresentar a BNCC como norma e referência para as escolas na reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), na metodologia de projetos.