Ônibus lilás do programa “Mulher, viver sem violência” percorreu Dionísio Cerqueira
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Dionísio Cerqueira recebeu o ônibus lilás do programa “Mulher, viver sem violência”. A unidade móvel frequentou os bairros e distritos do município, levando orientações sobre os direitos das mulheres, violência doméstica além de serviços psicossociais, jurídico, aferição de pressão, teste de glicemia, orientação médica e salas com divisórias para que as mulheres tivessem atendimento privativo e pudessem conversas com os agentes públicos.
O programa, resultado de uma parceria entre o governo federal, estadual e municipal, iniciou-se na quinta-feira, 31 de agosto, no Bairro União, contando com uma breve palestra ministrada por José Airton Stang, delegado da comarca de São Miguel do Oeste, que ressaltou a importância do assunto assim como a denúncia que deve ser feita pelas vítimas. No período da tarde, a unidade foi encaminhada para o Bairro Três Fronteiras, e no dia seguinte percorreu os distritos de Jorge Lacerda, pela manhã, e Idamar, no período da tarde. Nos dois dias de serviço foram envolvidos nas atividades das áreas de saúde, de assistência, CRAS, CREAS, Polícia Civil e Polícia Militar.
O ônibus foi uma maneira encontrada de levar conhecimento e atendimento digno às mulheres do interior, de forma diferenciada, fazendo com que elas pudessem se sentir seguras e encorajadas a combater a violência.