O que você sabe sobre o recolhimento do lixo em Dionísio Cerqueira?

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

 

O município de Dionísio Cerqueira, com mais de quinze mil habitantes, produz cerca de duzentas toneladas de lixo mensal, entre lixo doméstico, restos de alimentos, podas de árvores, entulhos, etc.

 

Atualmente, a empresa TOS, vencedora do processo de licitação, realiza o trabalho de coleta de lixo nas áreas centrais e bairros de Dionísio Cerqueira, além dos Distritos de Idamar, São Pedro Tobias e Jorge Lacerda. 

 

O representante da empresa, Adilson Andriolo, afirma que a coleta de lixo doméstico é realizada diariamente nas vias centrais, sempre iniciando as cinco horas da manhã. Já, nas segundas, quartas e sextas, após ser realizado o trabalho de coleta na área central, a equipe realiza a coleta nos bairros. Nos distritos a coleta é realizada nas quintas-feiras. Ele alerta para que a população possa estar consciente dos horários rotineiros de recolhimento do lixo doméstico, além de acondicionar, da melhor forma possível, tudo o que for descartado para a devida coleta.

 

– Precisamos conscientizar a população, no sentido de que faça o descarte correto do lixo e para que não haja problemas de sobras destes nas calçadas e ruas. É preciso que todos possam saber da rotina na sua região, no seu bairro e rua, para que conheça o horário em que o caminhão passa fazendo a coleta. Sabendo do horário, o cidadão então possa largar o lixo no local, pouco tempo antes, para evitar que animais possam abrir as sacolas e caixas e espalhar os dejetos pelos locais. Um exemplo: se o caminhão passa às 5h da manhã, tente fazer o descarte nos últimos instantes antes de dormir. Se o caminhão passa no meio da manhã, então, antes de sair para o trabalho, já coloque o lixo na lixeira. Com certeza, assim, fica mais fácil de fazer o recolhimento, sem deixar sobras para trás.

 

Todo o cidadão deveria fazer a separação do lixo, no seu domicílio, para que o descarte ocorra de forma correta. A separação é um tema importante e essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Isso, porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento, que inclui a reciclagem, incineração, dando o destino adequado aos resíduos descartados.

 

Saiba que, se dispor de poucos minutos para a separação correta do lixo, pode-se evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente, além de economizar energia, matéria-prima, água, e livrar espaços em aterros e lixões. E mais, podendo gerar renda.

 

Você sabia, que os resíduos são divididos em orgânicos, recicláveis, não perigosos, não recicláveis não perigosos e perigosos?

 

Os orgânicos podem ser reciclados em casa, por meio da compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis, sendo encaminhados para aterros. Já os recicláveis devem ser higienizados, embalados em materiais também recicláveis e destinados para a reciclagem. Os não recicláveis não perigosos podem ser embalados em sacolas biodegradáveis e enviados para aterros sanitários. Os perigosos, por sua vez, merecem uma atenção especial para cada tipo de resíduo.

 

Conforme Paulo da Silva, presidente da Associação dos Recicladores da Tri-Fronteira, a entidade realiza o recolhimento diariamente na Tri-Fronteira, em que todos os bairros e localidades possam ser atendidos uma vez por semana, de acordo com os roteiros pré-determinados.

 

– Quanto à separação do lixo, a população deve organizar o lixo seco, ou reciclável, em sacolas azuis. Já os resíduos de alimentos deverão ser colocados em uma sacola de cor preta, ou separada do lixo seco. Restos de vidros, madeiras e outros, deverão ser acondicionados em uma outra sacola separada dos demais. E, quanto à roupas e calçados dispensados, deverão estar embalados em uma bolsa. Assim, o recolhimento fica mais ágil e rápido para os recicladores, que receberão os resíduos e assim procederão a seleção correta.

 

Sobre a coleta do lixo descartado no interior, esta é feita pela equipe da Secretaria de Agricultura do município, em que o recolhimento ocorre a cada 30 dias.

 

– Nas comunidades, a gente recolhe todo o tipo de lixo, seja seco, resíduos de alimentos, bolsas, ferros, ou seja, tudo o que for reciclável. O agricultor deixa as bolsas organizadas, nos pontos de recolhimento das comunidades, e já avisam seus agentes de saúde, para que estejam cientes de que os resíduos estão prontos para a coleta. Temos um bom trabalho nas comunidades e estamos sempre à disposição para efetuar esse recolhimento, destaca Ederson Schenkel, secretário.

 

Quanto aos restos de obras e de galhos e árvores, estes resíduos são recolhidos pela equipe da Secretaria de Obras de Dionísio Cerqueira, que pode ser acionada através do 3644-2890.

 

O recolhimento de lixo eletrônico está à cargo da Vigilância Sanitária do município, que regularmente organiza campanhas de coleta, em que a população descarte no local informado, equipamentos eletrônicos, que contenham substâncias químicas, como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio que podem gerar a contaminação da água ou do solo, podendo gerar graves doenças, principalmente em pessoas que trabalham realizando coletas de lixo.

 

Na última edição da campanha, no fim de novembro de 2019, foram recolhidas cerca de cinco toneladas de lixo eletrônico.

 

A administração municipal solicita à população cerqueirense, que se você observar qualquer descarte irregular de lixo nas vias, ou até mesmo em terrenos baldios, denuncie, de forma anônima, para a vigilância sanitária, através do telefone 3644-1113 ou 9 8422-0504.

________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Telefone: +55 49 3644-6700