Administração Municipal inicia projeto para desenvolvimento do campo através do “Turismo Rural”

O acesso ao mercado consumidor sempre foi o maior entrave aos produtores rurais na região do extremo oeste catarinense. Distantes a mais de 500 km das capitais e igualmente distante de grandes centros urbanos, todos os munícipios da região de fronteira enfrentam esta mesma dificuldade. Isto explica em parte o atraso no desenvolvimento econômico no setor rural nestas regiões. A estratégia de trazer o público consumidor até as unidades de produção ao invés de levar os produtos até eles, parece ser interessante e pode ser feita com o desenvolvimento de atividades turísticas atrativas nas comunidades rurais, que promovam o fluxo de pessoas dos centros urbanos para estes locais.

Pensando nesta estratégia, na tarde da última segunda-feira, dia 28 de maio de 2018, se reuniram na Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira, a diretora do turismo Solange Maria Righi, o coordenador da devesa civil Ederson Dirlei Schenkel, o Engenheiro Agrônomo e extensionista rural da Epagri Gilmar Francisco Partika, e Amauri Valmor Porsh, empresário e incentivador da atividade como meio de desenvolvimento rural para o município de Dionísio Cerqueira.

Entre as propostas e questões debatidas, ficaram definidas como atividades iniciais o levantamento e identificação de famílias e propriedades com potencial turístico, a realização de uma viagem técnica para conhecer experiências positivas na atividade e finalmente a realização de palestras motivacionais e cursos específicos destinados à atividade. Antecipando estes trabalhos e servindo de subsídio ás proposições, no último dia 3 de maio, a mesma equipe esteve visitando alguns pontos com potencial turístico na comunidade Campinho. São pelo menos três cachoeiras que poderão compor um belo roteiro agroecológico compondo uma entre outras alternativas de visitação.

A expectativa do grupo de trabalho e que mais pessoas se juntem ao grupo, e que as famílias rurais se motivem e compreendam a atividade como um meio de alcançar o desenvolvimento rural sustentável.