Serviços de convivência mantém atividades para usuários via telefone e WhatsApp

Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão promovendo atividades remotas com os usuários dos grupos do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através dos grupos de WhatsApp.

 

São preparadas atividades para que os atendimentos aos usuários não parem, mesmo durante a pandemia, com a qualidade e dedicação que sempre são aplicados nos contatos.

 

“Nossas equipes estão utilizando os meios mais simples e acessíveis possíveis para manter contato com nossos usuários. O atendimento tem sido online, por meio de grupos de WhatsApp, principalmente. No entanto, para quem não tem acesso à internet, o contato é feito por ligação telefônica, em cuja oportunidade as orientadoras conversam e orientam, em especial, os idosos”, explica o secretário de Assistência Social do município, Jefferson Dresch.

 

De acordo com Jefferson, a equipe pedagógica planeja as atividades e os orientadores sociais repassam nos grupos de “whats” criados para esta finalidade.  Crianças, adolescentes, adultos e idosos interagem nas atividades propostas, que seguem a metodologia de percursos adaptada ao cotidiano e materiais disponíveis em casa.

 

“O retorno das famílias tem sido muito positivo. Brincadeiras e jogos simples, atividades físicas, atividades psicomotoras, leitura de livros, desenhos, musicalização, confecção de brinquedos com material reciclável, são exemplos de atividades ministradas on-line pelos nossos orientadores. Além disso, estamos aproveitando o contato nos grupos para repassar informações a respeito de benefícios sociais, campanha de vacinação, orientações de prevenção ao coronavírus, reflexões motivacionais, dentre outras informações”, informou o secretário.

 

Consequentemente, na busca de auxiliar ainda mais as famílias nas atividades propostas, os centros de referência, estão entregando kits com materiais aos integrantes dos grupos, que sejam relativos às atividades propostas para àquela semana.

 

O projeto segue um cronograma semanal de atividades a serem feitas em família. “Já trabalhamos os temas família e comunidade. As tarefas são de simples execução e estimulamos o diálogo, a partir da descoberta dos gostos, preferências, personalidades, fatos da infância, etc. Outro exemplo são as brincadeiras do tipo amarelinha, jogo dos sete erros e pula corda. A proposta é estimular e reconhecer seus potenciais e coisas que precisam melhorar, além de promover o diálogo familiar através do brincar”, destacou Dresch.

 

As famílias gravam vídeos, áudios e fazem fotos dos usuários executando as atividades. Para os idosos que moram sozinhos, os técnicos encaminham vídeos com exercícios físicos e respiratórios selecionados por uma professora de educação física.

 

__________________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700